Sistema Omaha De Parentesco

Sistema Omaha De Parentesco

Off Por

O sistema omaha de parentesco é um conjunto de termos de parentesco que se emprega pra definir as relações parentais em algumas sociedades. Em novas ocasiões, o define como a imagem especular do sistema crow, com o que constitui o chamado sistema crow-omaha.

A diferença entre os tipos omaha e crow reside no episódio de que esses últimos se apresentam em sociedades onde a filiação é transmitida a partir da mãe, quer dizer, trata-se de sociedades matrilineales. Em contraste, os sistemas omaha apresentam-se em sociedades patrilineales, ou melhor, aquelas onde a descendência de um casal é adstrita ao linhagem do pai. Como foi dito, os sistemas omaha têm um funcionamento parecido ao dos sistemas crow. Ambos chamados com termos equivalentes pra todos os membros do mesmo sexo no mesmo grupo de descendência, dependendo de sua filiação. O mesmo acontece com a mãe e as irmãs da mãe de Ego, que são todas chamadas com o mesmo termo.

  • Bolo: bolo
  • 2 Crítica e encontro
  • Prémio World Soundtrack Awards 2008: a revelação do ano (Marc Streitenfeld)
  • O bonde interurbano do Sarre vai de Saarbrücken (Alemanha) a acompanhar pra Sarreguemines (França)
  • Completa os espaços em branco com r ou rr
  • 1 Características 1.1 Outras bioeconomías
  • 27 de abril de 2016 | 12:33
  • Pessoal não garantiu

Ego utilizada pra se alegar a seus irmãos. —seguindo a Floyd Lounsbury— indica que os sistemas de nomenclatura do tipo omaha seguem as seguintes regras. A primeira delas é o regulamento de fusão, de acordo com a qual, os sistemas de parentesco tipo omaha reconhecem uma equivalência formal entre irmãos do mesmo gênero. Claude Lévi-Strauss define os sistemas de parentesco tipo crow-omaha, sistemas semicomplejos. As terminologias de parentesco do tipo omaha aparecem com relativa freqüência entre as sociedades indígenas da América do Norte.

Aparece emblematicamente entre os omaha, um público indígena originário do Nebraska (Estados unidos), todavia assim como está documentado entre os poderes e os índios tzotziles de Chalchihuitán (Chiapas, México). Raramente se acha fora do subcontinente americano. Nigéria e inúmeras tribos do estado da Austrália Ocidental (Austrália). ↑ No sentido antropológico, Ego é a pessoa ao redor da qual se descreve uma rede de relações de parentesco.

trata-Se, deste modo, de uma escolha arbitrária. ↑ Os primos cruzados, a antropologia do parentesco, são aqueles primos de Ego cujo gênero é oposto ao do progenitor, que mantém uma relação de parentesco com um dos pais de Ego.

Em outras expressões, são primos cruzados de Ego, os filhos da irmã do pai e as filhas do irmão da mãe de Ego. ↑ Os primos paralelos são aqueles primos cujo gênero é similar ao de teu pai que sustenta uma conexão de parentesco com um dos pais de Ego. Ou melhor, são primos paralelos de Ego e os filhos do irmão do pai e as filhas da irmã da mãe.

↑ Os exemplos, divulgados pelo próprio Lévi-Strauss, são os sistemas de parentesco e casamento dos aborígenes australianos. Nesses sistemas, a norma prescreve que o ego necessita casar, como por exemplo, um de seus primos cruzados. Faron, Louis C. (1961): “The Dakota-Omaha Continuidade in Mapuche Society”, no The Journal of the Royal Anthropological Institute of Great Britain and Ireland, 91(1), janeiro-junho de 1961, pp. Haviland, William: Cultural Anthropology.