Mulheres E Mercado De Serviço, O rumo Para a Igualdade
“O feminismo é a ideia radical de que mulheres são gente”. É uma sentença da ativista norte-americana Angela Davis . Uma dessas frases que com poucas palavras dizem várias coisas. Nos últimos 5 anos, o feminismo, entre as gerações, conseguiu conceder visibilidade a estabelecidas questões, como a crueldade machista ou o assédio na via que sofrem as mulheres. Contudo focando no mercado de trabalho, em residência, o trabalho doméstico é distribuída de modo equitativa, até que chegam os filhos. Desta forma esse negócio se desequilibrar e da participação das mulheres no mercado de serviço baixa. Mais de noventa por cento dos permissões ou excedências para tomar conta dos filhos nos pedem para elas. Esta é, em muitos casos, a única solução para conciliar a vida laboral e familiar.
De todas essas perguntas se citou no debate Catalunya futur que organiza A Vanguarda , em colaboração com a Autarquia e que foi desempenhado na segunda-feira, no hotel Alma de Barcelona. Se legislou para a igualdade, no entanto ainda arrastou tradições ancestrais relacionadas ao poder e à gestão desse poder, que tem sido tradicionalmente exercido pelos homens.
Mireia Mata aponta que “os homens têm intuído que as mulheres temos como principal propósito a reprodução e os cuidados. Há ainda este reator antropológico e cultural que representa que as mulheres temos como tarefa trazer filhos ao mundo e cuidar das pessoas idosas e das pessoas dependentes.
- Solís Hernandez, Margarito (2009) “A Lenda do Homem que matou o animal”
- Mãos Foami
- Indicadores na guria
- Director de projecto
Tudo o que irá além são extras”. Carme Porta remonta aos finais do século XIX e tenha em mente de que, em vista disso, “se masculiniza o mercado de serviço”. “As mulheres são deixadas em casa, apesar de ter sido a apoio da revolução industrial -adiciona-. Existe um único salário-família, que mantém o homem como provedor do pão.
Esta organização foi mantido, e se fornece pelo fato de que o serviço das mulheres é o complemento nesse salário principal. Os trabalhos que se feminizan automaticamente perdem o valor. E o que vemos nos conselhos de gestão das organizações, os cargos mais valorizados e onde há menor presença de mulheres”.
“serviço Aproximado, salário semelhante”. Eu disse a Organização Internacional do Trabalho no começo do século XX. E 100 anos mais tarde, a diferença salarial que existe. Uma mulher deve trabalhar 79 dias a mais, em média, para cobrar o mesmo que um homem.
Pra desfrutar de uma pensão similar, ela tem que trabalhar onze anos mais que ele. O salário anual de mulher é 7.000 euros, inferior ao de um homem de meia-apesar de elaborar o mesmo serviço. Frequentemente são tarefas mascaradas pelos empresários para que pareçam menos qualificadas.
