Ilabaca (Paulo Ilabaca/Felipe Ilabaca) E Pedropiedra
Os Bunkers foi uma banda de rock chilena fundada em 1999 na cidade de Concepción. O grupo foi composto pelos irmãos Durán (Francisco/Maurício), os irmãos López (Álvaro/Gonzalo) e Maurício Basualto. Mas com o atravessar do tempo, a banda tomou recentes influências musicais que inspirou o som de seus álbuns mais novas, por exemplo o artigo-punk, o new wave e o brit-pop. Em 2008, a edição chilena de a revista Rolling Stone colocou o teu quarto álbum Vida de Cães (2005), no número 26 Dos 50 melhores discos chilenos. Música livre é o quinto álbum de estúdio chileno mais comercializado em modelo físico durante o século XXI.
Foram reconhecidos em teu nação com 3 Copihue de Ouro (voto popular), 2 APES (jornalistas) e espécies forrageiras de estação fria (pares). Internacionalmente foram indicados a prêmios como o Grammy Latino, MTV américa Latina e O Nosso. Em agosto de 2013, foram nomeados pelo prefeito Álvaro Ortiz “embaixadores culturais” de sua cidade natal.
Em março de 2014, após mais de trezentos shows pelo Chile, México, Estados unidos, Colômbia, Venezuela, Equador e Peru; decidem fazer um recesso indeterminado pra que os integrantes do grupo possam mostrar seus próprios projetos musicais e pessoais. Após o intervalo, Maurício Basualto assumiria como baterista do cantor e compositor chileno Manuel Garcia, enquanto os dois blocos do grupo iniciaram projetos do pop e do rock independentes. Os irmãos López (Álvaro/Gonzalo) formariam a banda de pop rock, LÓPEZ, no tempo em que que os irmãos Durán (Francisco/Maurício) colaborarían em discos de Santos Dumont e Os Anjos Negros, para mais tarde retornar com a banda Lança Internacional.
Ilabaca (Paulo Ilabaca/Felipe Ilabaca) e Pedropiedra. Os Bunkers são originários da cidade de Concepción. Já nessa época se interessavam pela composição. É por isso, como os primeiros concertos ouvem-se músicas como “Fantasias Animadas de Ontem e de Hoje”, “à Procura de Quadros”, “Não Sei”, “Jamais” e “Entre meus braços”, que fariam fração de seu disco de estreia. Juntamente com isto, interpretam versões de assuntos de The Kinks, The Beatles, The Who, Jimi Hendrix, Cream, The Byrds, David Bowie, Bob Dylan, e um longo etc.
- O Campillo
- Keukenhof Gardens, Holanda
- Vencedor mais jovens um Grande Prémio
- San Miguel Allende
O lançamento acontece pela Universidade Técnica Federico Santa María de Talcahuano, e teu assíduo circuito de concertos entre 1999 e 2000, faz com que a imprensa lugar comece a notar a sua actividade e realçar seus talentos. Com certa fama local, o grupo decide emigrar para Santiago em fevereiro de 2000, à espera aumentar teu circuito de apresentações e descobrir os melhores de sempre lugares para sobressair o teu repertório. Manuel Lagos, deixa a banda e se recolher em Concepción, e é substituído por Maurício Basualto que, em março do mesmo ano, assumiu a bateria.
Esta seria a geração definitiva da banda. Sua estréia na capital ocorre no dia cinco de abril no Tomm Pub. A recepção por quota dos atores é favorável; o grupo continua tocando com bons resultados em inmensuráveis locais da cidade.
Entretanto, gravam um EP promocional de 6 músicas, intitulado “Jamais”, editado de modo independente e comercializado pela banda em qualquer um dos seus concertos. Em julho de 2000, e no tempo recorde de dois dias e meio, gravam o seu primeiro álbum completo, intitulado Os Bunkers, do qual é extraído o single “O prisioneiro”, que é promovido na rádio Rock & Pop.
Em outubro do mesmo ano, gravaram o programa de promoção Raras Tocatas Novas na mesma rádio, no qual tocam suas músicas ao vivo. Graças à tua popularidade crescente, assinam contrato com a gravadora Big Sur, que reedita o disco com uma faixa bônus (o tópico “O Direito de Viver em Paz”, cover do lendário cantor e compositor chileno Victor Jara), gravado pela sessão radial.
O tópico é um dos maiores sucessos da história da banda, dando pé pra que o novo disco de receber uma recepção calorosa por porção do público e dos fãs. Sua fama aumenta, com os novos singles, “As coisas que eu mudei e deixei por você”, “Pobre Coração” e “Música ao Longe”. Em outubro de 2002 recebem duas nomeações para os Prémios da MTV, e em dezembro ganham APES como “Grupo do Ano”; além do mais, recebem uma nomeação para os prémios espécies forrageiras de estação fria. As actuações sucedem-se em gravidade e gravidade. Em seis de setembro de 2003 toca junto com Claudio Parra, pianista Dos Jaivas, o encontro musical Salvador Allende: O Sonho Existe, aos trinta anos do Golpe Militar.