Bioinformática (estudos Em Genômica E Proteômica)
A computação grid (ou computação em malha) é uma tecnologia que permite utilizar de modo coordenada recursos heterogêneos (entre eles computação, armazenamento e aplicações específicas), que não estão sujeitos a um controle centralizado. Por esse significado, é uma forma de computação distribuída, na qual os nós participantes são capazes de ser idênticos ou diferentes arquiteturas e cobrir toda a gama de potência de cálculo, a começar por embutidos e até máquinas. Tipicamente, os sistemas que fazem quota de uma rede estão interligados por intermédio de redes de área alargada (tendo como exemplo, Web). Fabricado em domínios científicos, no começo dos anos 1990, a tua entrada no mercado comercial continuou a idéia da chamada Utility computing.
O termo grid diz-se a uma infra-estrutura que permite a integração e o emprego coletivo de pcs de alto desempenho, redes e bancos de detalhes que são propriedade e são operados por diferentes organizações. Uma vez que a colaboração entre organizações envolve uma troca de dados, ou de tempo de computação, o propósito do grid é facilitar a integração de recursos computacionais.
Universidades, laboratórios de pesquisa ou organizações se associam pra formar redes que fazem uso algum tipo de software que implemente este conceito. Na computação grid, as redes conseguem ser vistas como uma forma de computação distribuída, onde um “supercomputador virtual” é composto por uma série de computadores agrupados pra fazer grandes tarefas. Chamamos de grid ao sistema de computação distribuído, que permite compartilhar recursos não concentrados geograficamente pra solucionar problemas de enorme escala.
- 2 Comunidades Europeias
- 1991 – Primeira Rede Smartphone Móvel
- 18 Pra um condomínio
- Barracuda Networks WAF
Os recursos compartilhados conseguem ser pcs (Computadores, estações de serviço, supercomputadores, PDA, pcs portáteis, telemóveis, etc), software, detalhes e infos, instrumentos especiais (rádio, telescópios, etc.) ou pessoas/colaboradores. A computação grid fornece diversas vantagens em ligação a algumas tecnologias escolhas. A potência que oferecem multidão de computadores conectados em rede usando o grid é quase ilimitada, além de que dá uma perfeita integração de sistemas e dispositivos heterogêneos, deste modo que as conexões entre diferentes máquinas não gerarão nenhum problema.
trata-Se de uma solução altamente escalável, robusto e flexível, visto que evitarão problemas de ausência de recursos (gargalos) e nunca se torna obsoleta, devido à suposição de mudar o número e características de seus componentes. Esses recursos são distribuídos pela rede de forma transparente, no entanto mantendo padrões de segurança e políticas de gestão de caráter tal técnico como econômico. O termo computação grid tem tua origem no começo dos anos 90 como uma metáfora pra fazer com que o acesso a potência dos pcs seja tão fácil como aceder a uma rede elétrica.
As ideias de grid (incluindo aquelas da computação distribuída, programação orientada a instrumentos e serviços Web) foram reunidas por Ian Foster e Carl Kesselman, e steven Tuecke, conhecidos como os “pais ” grid”. Há muitos projetos que foram elaborados nesta linha, por exemplo Edonkey, Emule ou do Limewire.
